PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

Princípios Básicos de Segurança

O melhor exercício é aquele que apresenta os menores riscos e os maiores resultados. Para ser eficaz, é preciso isolar o grupo muscular desejado (para que trabalhe ao máximo) e encontrar um equipamento que lhe imponha a maior sobrecarga possível.
As hiperflexões e hiperextensões das articulações precisam ser evitadas, pois as estruturas musculares e articulares não devem ser expostas a riscos desnecessários. Dessa forma, procura-se dar especial atenção ao alinhamento da coluna vertebral durante os movimentos, evitando a acentuação excessiva das curvaturas naturais.
Estatísticas indicam que, pelo menos, 80% da população já sofreu ou sofre de lombalgias (dores lombares), devido ao elevado grau de sedentarismo e à má postura assumida na maior parte do dia. Para a escolha de um exercício, algumas questões que garantam sua segurança e eficiência precisam ser levadas em consideração:

Consulte sempre um profissional de Educação Física sobre essas questões antes de iniciar um programa de exercícios. Assim, você terá uma orientação individualizada.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

Volta PY2GEA Volta Saúde