PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

Equipamentos Elípticos: o Que São ?

Na televisão, nas academias e nas lojas de home fitness, os aparelhos elípticos são a grande novidade do momento em equipamentos cardiovasculares. Primeiro vieram as bicicletas, depois as esteiras, remadores e os steppers (simuladores de subida em escada). Agora, entram em cena os elípticos.
Estes equipamentos – conhecidos aqui no Brasil por "Transport", "Orbitrek" e outros similares – tentam duplicar ou replicar, da melhor forma possível, a movimentação natural dos pés durante a caminhada e a corrida, com trajeto oval ou "elíptico".
O praticante pode caminhar ou correr para frente e para trás, ajustando o equipamento de maneira a oferecer maior ou menor resistência – na verdade, os pés estarão empurrando um pedal para baixo todo o tempo, sem perder contato. Dependendo da resistência e da forma como se caminha neste aparelho, pode-se aumentar a participação dos glúteos no exercício , além dos músculos das coxas e pernas, daí o seu sucesso evidente entre as mulheres. Outra característica interessante é a quase ausência de impacto do corpo com o solo, situação especificamente interessante para pessoas com problemas ortopédicos ou de postura.
Como qualquer outro equipamento cardiovascular, como a bicicleta e a esteira, o aparelho elíptico também proporciona emagrecimento e benefícios para o sistema cardio-respiratório. Haja tecnologia!

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

Volta PY2GEA Volta Saúde