PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

O Desenvolvimento da Performance Esportiva

Muita gente se pergunta o que é necessário para se formar um atleta, ou quais os tipos de treinamento capazes de transformar um esportista em um verdadeiro campeão. Na verdade, a performance esportiva é um conjunto de fatores bastante complexo; somente o desenvolvimento harmonioso de todos os objetivos a seguir permite ao indivíduo atingir o seu resultado máximo:
Objetivos psicomotores: abrangem os fatores de condicionamento físico – como resistência, força, velocidade e coordenação – e o processo de aprendizagem motora em si.
Objetivos cognitivos: conhecimentos de ordem tática e técnica e princípios básicos gerais, que tendem a aumentar a eficácia do treinamento.
Objetivos afetivos: força de vontade, superação, autodomínio, prazer em praticar a atividade proposta, persistência, foco na vitória etc.
Assim, mais que um bom praticante, o bom técnico deve ser uma pessoa com conhecimento suficiente para trabalhar em conjunto cada um destes objetivos. Se, em algum momento, faltar o desenvolvimento de qualquer um deles, esta deficiência será o principal fator limitante ao sucesso do atleta.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

Volta PY2GEA Volta Saúde