PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de
Amigos
Se você possui cálculos renais
recorrentes, a dieta deve ser sua "droga de escolha" o primeiro
tratamento a ser feito para evitar os cálculos. Por que submeter-se a um regime de drogas
para toda vida, com muitos efeitos colaterais potenciais, quando, muitas vezes, é
possível obter os mesmos benefícios a partir da dieta alimentar sem riscos?
Esse é o ponto de vista de especialistas como Stanley Goldfarb, professor da Escola de
Medicina da Universidade da Pensilvânia. Segundo ele, as mudanças na dieta alimentar
podem eliminar mais da metade das
recorrências de cálculos renais. Certa vez, os
pesquisadores mostraram que, de 108 pacientes que receberam orientação alimentar ampla,
principalmente em relação ao aumento do consumo de líquidos, 58% não apresentaram
sinais de crescimento de novos cálculos renais durante os cinco anos seguintes.
Importante: a dieta funciona para formadores de cálculos ativos indivíduos que,
segundo diagnóstico radiológico, possuem cálculos formados recentemente ou cálculos em
crescimento. As restrições alimentares que oferecem melhor resultado dependem da
presença de níveis altos de cálcio, oxalato e outros minerais na urina, que podem ser
melhor determinados por um teste de volume e minerais na urina em 24 horas. Entretanto, de
modo geral, alguns indivíduos propensos à formação de cálculos precisam prestar
atenção a cinco fatores principais: proteínas, sódio, oxalato, cálcio e líquidos.
Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado
| Volta PY2GEA | Volta Saúde |