PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

Tente Primeiro a Cura Pela Dieta

Se você possui cálculos renais recorrentes, a dieta deve ser sua "droga de escolha" – o primeiro tratamento a ser feito para evitar os cálculos. Por que submeter-se a um regime de drogas para toda vida, com muitos efeitos colaterais potenciais, quando, muitas vezes, é possível obter os mesmos benefícios a partir da dieta alimentar sem riscos?
Esse é o ponto de vista de especialistas como Stanley Goldfarb, professor da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia. Segundo ele, as mudanças na dieta alimentar podem eliminar
mais da metade das recorrências de cálculos renais. Certa vez, os pesquisadores mostraram que, de 108 pacientes que receberam orientação alimentar ampla, principalmente em relação ao aumento do consumo de líquidos, 58% não apresentaram sinais de crescimento de novos cálculos renais durante os cinco anos seguintes.
Importante: a dieta funciona para formadores de cálculos ativos – indivíduos que, segundo diagnóstico radiológico, possuem cálculos formados recentemente ou cálculos em crescimento. As restrições alimentares que oferecem melhor resultado dependem da presença de níveis altos de cálcio, oxalato e outros minerais na urina, que podem ser melhor determinados por um teste de volume e minerais na urina em 24 horas. Entretanto, de modo geral, alguns indivíduos propensos à formação de cálculos precisam prestar atenção a cinco fatores principais: proteínas, sódio, oxalato, cálcio e líquidos.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

Volta PY2GEA Volta Saúde