PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

Cuidados com laser
17/11/2002
“Quando ela aplicou o aparelho em mim, começou a me queimar como se fosse um cigarro”, lembra a atriz Suzana Vieira. Ela fala da aplicação de laser que fez há três semanas para retirar pintas das mãos. “Quando terminou esse processo, ela me jogou gelo por cima e me mandou ir para casa. No dia seguinte, quando acordei, era um absurdo. Eu estava com queimaduras enormes”, conta a atriz.
O laser e outros tipos de luz prometem resultados revolucionários no tratamento estético, como redução de manchas, retirada de tatuagem e cicatrizes, combate a rugas e até na depilação definitiva.
Mas os dermatologistas alertam: esses aparelhos são bisturis transformados em armas de fogo. “No caso da Suzana, eu diria que foi uma surpresa a intensidade de reação dela. Exatamente por isso fica difícil se julgar a causa”, afirma a médica Bárbara Machado.
O laser funciona ‘queimando’ as imperfeições da pele. Dona Ilse quer tirar manchas vermelhas do rosto. Já está na terceira aplicação. “A gente vê que não está queimando, porque senão daria uma imagem de cor cereja intensa. Às vezes, logo em 10, 15 segundos, já ficaria médio escuro”, diz o aplicador do laser.
“Eu sinto uma ligeira picada”, descreve dona Ilse.
“A gente pode esperar uma reação de pequeno avermelhamento, como o surgimento de manchas escuras que vão levar de 15 a 20 dias para saírem”, explica a médica Bárbara Machado.
De acordo com os médicos, o surgimento de bolhas e queimaduras graves também pode ser normal, porque faz parte do tratamento em alguns casos.
Bárbara Machado é presidente da Sociedade de Laser em Medicina e Cirurgia. Ela diz que ainda não há uma norma que determine o tipo de formação que o profissional deve ter para usar esses aparelhos.
Como garantia, a doutora Bárbara sugere que o paciente procure apenas os médicos reconhecidos pela Sociedade de Laser.
“Eu acho o seguinte: independente de todas as coisas que a medicina estética pode te oferecer, nada substitui você se alimentar bem, você dormir bem, ter um emprego em que você seja feliz e muito beijo na boca. Isso, sim, mantém a eterna juventude”, afirma a atriz Suzana Vieira.

Volta PY2GEA Volta Saúde