PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

Conheça Melhor os Músculos

Os músculos podem ser considerados máquinas capazes de transformar energia química em energia mecânica, para que possam movimentar todos os ossos a que estão ligados. A estrutura muscular constitui a parte "carnosa" do corpo, formada por células conhecidas como miofibrilas, ou fibras musculares. Essas fibras têm quatro características principais:

Os músculos movimentam e mantêm as estruturas esqueléticas. Exercem outras importantes funções involuntárias – não relacionadas ao esqueleto, mas aos órgãos. Algumas curiosidades:

Este texto foi escrito por Mônica Marques, professora de Educação Física especializada em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, diretora da Companhia Athletica de São José dos Campos e escolhida Profissional do Ano 1998, pela Fitness Brasil.

A Arte de Esculpir os Músculos – com Saúde!

Desenhar e esculpir o corpo é uma arte, especialmente porque não há uma fórmula única. Os advanced bodybuilders – como são chamados os especialistas nessa atividade – têm muitas opções diferentes de treinamento, e podem variar a forma de execução das séries de exercícios. Eles dividem o corpo em diferentes segmentos a serem trabalhados alternadamente, em cada dia da semana.O desafio do preparador físico é descobrir qual é a carga máxima de esforço que o atleta pode suportar – e qual é o período de recuperação e a alimentação ideais para o treinamento. A genética também é um fator limitante; em condições normais, sem o uso de esteróides anabolizantes, a musculatura se desenvolve apenas até certo ponto.As dicas para as pessoas que querem fazer um treinamento voltado para ganhar mais massa muscular são:

  1. evite o supertreinanto;
  2. procure alimentar-se com a supervisão de um nutricionista esportivo;
  3. quanto mais elevada a carga de exercício, maior é o risco de lesões. Concentre-se na execução corretas dos movimentos, sempre que aumentar a intensidade da atividade
  4. quase todos os atletas que competem em fisiculturismo hoje tomam anabolizantes. No entanto, eles podem trazer sérios riscos à saúde, como câncer, hipertensão e impotência. Nunca tome essas substâncias sem a recomendação expressa de um médico, pois um hormônio em quantidade desequilibrada "bagunça" os outros e prejudica o funcionamento de vários órgãos.

E, especialmente, procure ponderar se realmente vale a pena arriscar a saúde por um campeonato.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

Volta PY2GEA Volta Saúde