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Aumente a Ingestão de Fibras

Mesmo quando você segue uma dieta rica em líquidos e pobre em proteínas, os alimentos com alto teor de fibras podem ajudar a evitar o aparecimento de cálculos renais. As fibras reduzem a concentração dos estimuladores dos cálculos (como o cálcio) na urina.
Num estudo realizado na Clínica de Cálculos Renais, 21 pacientes propensos à formação de cálculos alimentaram-se diariamente com bolinhos e biscoitos de farelo de milho ou trigo. Aumentaram, assim, sua ingestão de fibras de 6 para 18 gramas por dia. O nível de cálcio na urina dessas pessoas caiu sensivelmente.
Um dos medos em relação a dietas com alto teor de fibras é que esses alimentos contêm oxalato, outro agente estimulador dos cálculos. Mas, segundo descobertas de pesquisadores japoneses, os farelos de arroz e de milho contêm apenas metade do oxalato presente no farelo de trigo e também evitam o aparecimento dos cálculos renais.
Em testes, 182 indivíduos propensos à formação de cálculos consumiram dez gramas de farelo de arroz duas vezes por dia, durante uma média de 5 anos. Essas pessoas exibiram uma diminuição de aproximadamente seis vezes na ocorrência de cálculos renais. Um total de 61% não desenvolveram novos cálculos no período. O maior benefício foi observado nas pessoas propensas à formação de cálculos com freqüência.
O consumo abusivo desse tipo de alimento representa um perigo potencial: o excesso de fibras pode bloquear a absorção de cálcio, resultando num equilíbrio de cálcio muito baixo. Até hoje, porém, não foram registrados problemas do gênero.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

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