PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

Amamentação

Desde os primeiros tempos amamentar é um ato muito especial, pois dá continuidade ao contato íntimo nascido da concepção do filho no ventre da mãe. Um grande vínculo de amor entre mãe e filho, se fortalecem e oferece a criança estímulos fundamentais para seu desenvolvimento.

O contato físico durante amamentação, proporciona a ambos através do cheiro, do calor, da voz, das carícias, troca de olhares e até das batidas do coração, um grande afeto, carinho e amor.

Tanto a mãe como o filho, se beneficiam em muito com o gesto da amamentação.

Para o bebê: O leite materno oferece anticorpos, proteínas, vitaminas e muito mais, elementos essenciais até o sexto mês de vida, ele se alimenta mais sem causar obesidade, o leite materno facilita a digestão, ajuda o intestino a funcionar melhor, não causa alergias e já vem pronto da fonte, na temperatura adequada e pode ser oferecido em qualquer ocasião.

Para a mãe: Ajuda na reabilitação pós-parto, diminuindo o risco de infecção, ajuda o útero a voltar mais rapidamente ao seu tamanho normal, ajuda também a voltar a seu peso anterior com mais facilidade.

Algumas mães tem dificuldade em amamentar devido ao desconforto e alguma dor, causados por rachaduras e fissuras que aparecem nos mamilos pela sucção do bebê e o despreparo da pele. Porém, alguns cuidados importantes podem ser tomados para sanar estes problemas.

Esfregue suavemente nos mamilos e auréolas uma bucha vegetal molhada ou uma escova de dentes de cerdas bem macias; Procure deixar os seios expostos ao sol por uns 20 minutos, diariamente pela manhã; Um creme protetor para os seios a base de lanolina, deverá ser usado a partir do sexto mês de gravidez, pois esta substância aumenta significativamente a resistência da pele e mantém a umidade natural sua elasticidade.

Para estimular a produção de leite proceda da seguinte forma: Encaixe as mãos ao redor da mama, faça uma pressão suave na direção do mamilo como se quisesse esvaziá-la; Com o polegar e o indicador colocados na borda aureolar, faça movimentos giratórios por toda a volta da auréola, exercendo suave pressão em direção ao tórax. Poderá haver secreção de gotas de leite

Para tornar o mamilo mais resistente e saliente proceda da seguinte forma: Posicione os polegares bem junto ao mamilo, exercendo leve pressão, deslize-o até a borda da auréola no sentido vertical, depois repita este procedimento no sentido horizontal.

Para maior conforto da mamãe, estes procedimento deverão ter início desde o começo da gestação o que diminuirá o risco de rachaduras e fissuras.

Faça destes procedimentos um hábito, porem um acompanhamento médico é indispensável e você deverá seguir toda a orientação do seu médico.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

Volta PY2GEA Volta Saúde