PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da Rodada Encontro de Amigos

A Importância da Hipertrofia para o Emagrecimento

Os exercícios aeróbios promovem um grande gasto calórico durante a atividade, mas a prática voltada para a hipertrofia (aumento da massa muscular) também são fundamentais dentro de um programa voltado para o emagrecimento. Por vários motivos.
Os músculos são muito ativos e gastam muita energia para sua manutenção. Assim, pessoas que têm mais massa muscular consomem mais energia mesmo durante os momentos de repouso (que correspondem às outras 23 horas do dia, para quem faz exercícios físicos por uma hora).
As atividades aeróbias representam movimentos quase sempre iguais, repetidos por um período longo.
A maior quantidade de massa muscular dá mais suporte às articulações e pode ajudar a prevenir lesões, especialmente por uso excessivo. Nesta linha de raciocínio, é importante fortalecer os músculos anteriores e posteriores da coxa para proteger os joelhos, seja na corrida, no step, no spinning ou no jogo de tênis, por exemplo.
Durante a musculação, a maior parte da energia consumida no exercício provém dos carboidratos e não das gorduras. Entretanto, após a atividade, o metabolismo permanece acelerado para a construção dos músculos e boa parte da energia necessária para esta função poderá vir da gordura.
A musculação é uma forma segura para iniciar a atividade física a partir de um período prolongado de sedentarismo, pois os movimentos são lentos, controlados e promovem uma maior conscientização corporal.
Alem disso, em termos estéticos a hipertrofia é fundamental, já que são os músculos que dão formato ao nosso corpo. Assim, o ideal seria combinar as atividades aeróbias com a musculação ou qualquer outra atividade que fortaleça a massa muscular.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet. O original se encontra arquivado

Volta PY2GEA Volta Saúde