ONDAS CURTAS

O que são as ondas curtas?
As ondas curtas referem-se à parte do espectro eletromagnético que corresponde às freqüências compreendidas entre 3 e 30 MHz. Sua principal característica é a propagação a longas distâncias, tornando possíveis comunicações tais como emissões radiofônicas internacionais (international shortwave broadcasting), radioamadorismo (ham radio) e coordenação de viagens a longa distância por estações móveis marítimas.

O que é a escuta das ondas curtas?
A escuta das ondas curtas (shortwave listening) pode ser definida como a atividade de escutar emissoras de rádio internacionais, ou de localidades distantes do próprio país, em uma linguagem compreensível e apreciando os programas transmitidos, como noticiários, esportes, música, dentre outros. O radioescuta (como é genericamente chamado o ouvinte de rádio) costuma escrever para as emissoras enviando comentários e fazendo sugestões, como uma forma de retorno. Muitas estações agradecem às cartas escritas enviando prospectos sobre a emissora e brindes. As estações também costumam responder aos informes de recepção enviados pelos ouvintes enviando os chamados cartões QSL.

O que é dexismo?
A maioria dos ouvintes de ondas curtas contenta-se em ouvir apenas estações mais fáceis de serem captadas. Contudo, certos ouvintes estão interessados nos aspectos técnicos do hobby, como propagação e experimentos com antenas. Esta atividade é chamada de dexismo, termo este derivado da sigla em inglês DX, onde a letra "D" significa "distância" e a letra "X" significa "incógnito" (em analogia à letra X usada na Matemática em expressões algébricas). O termo "dexismo" pode ser interpretado como "escutar estações de rádio localizadas a uma distância desconhecida". Para os dexistas (os praticantes do dexismo) isto significa varrer as faixas de ondas curtas à procura de novas estações, que muitas vezes possuem um sinal tão fraco que torna difícil a sua escuta. Muitas destas estações não estão interessadas em transmitir para audiências tão distantes, geralmente são estações regionais, transmitindo em baixa potência, que usam as ondas curtas para atingir ouvintes de regiões específicas e não muito distantes, da mesma forma que em muitas partes do globo as estações locais usam a faixa de ondas médias ou a faixa de freqüência modulada.

Volta